Plano de Aula

PLANO DE AULA

TEMA: Teorema de Tales

8º ano Ensino Fundamental – 4º Bimestre

Tempo estimado: 4 aulas


Objetivos:

O teorema de Tales é aplicado a várias situações em que se necessita determinar a distância entre dois pontos inacessíveis entre si. O objetivo da aula é colocar o aluno diante de situações-problemas que envolvem um método de determinação de distâncias usando o teorema de Tales.


Competências e Habilidades

Perceber a Matemática como conhecimento historicamente construído; compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos; explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que podem ser resolvidas pela aplicação do teorema de Tales.


Justificativa

Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes contextos.
Desenvolver a leitura e escrita por meio de pesquisa em grupo.
Trabalhar com as narrativas da história da Matemática.


Mapeamento

Sistema de Numeração
Conjuntos numéricos – Naturais, Inteiros, Racionais, Reais
Simplificação de Frações
Proporcionalidade
Álgebra
Expressões Numéricas
Equação do 1º grau
Semelhança de Triângulos
História do teorema de Tales
Teorema de Tales


Procedimentos Metodológicos

Solicitar aos alunos, com antecedência de uma semana, pesquisa em grupos sobre o tema, abordando conceitos, fatos históricos, biografia do matemático, curiosidades, etc. Essa pesquisa pode ser feita em casa ou na sala de informática da escola, através da internet e também é necessária a elaboração de Power point;
Os grupos deverão entregar o trabalho digitado e impresso e também fazer a apresentação com o uso de slides no computador;
A aula será iniciada com a socialização das pesquisas dos grupos – seminários apresentados em slides;
Após os seminários, será aberto um debate para os comentários gerais sobre o assunto;
Então, serão passados no computador os vídeos sobre a História de Tales e demonstração do teorema na Internet:
Novamente é aberto o espaço para os comentários;
Utilizando a lousa, o professor faz:
- uma breve revisão sobre Proporcionalidade;
- a resolução de alguns exemplos básicos sobre o assunto;
- esclarece as possíveis dúvidas dos alunos.
É apresentado então os exercícios propostos para fixação do conteúdo.


Recursos materiais

Computador com internet;
Datashow;
Instrumentos de medida.


Formas de recuperação

Vídeo-aulas sobre proporcionalidade;
Exercícios complementares sobre o assunto;
Atividades em grupos e mediação do professor e aluno auxiliando nas dúvidas.


Formas de Avaliação

Desempenho do aluno nos trabalhos coletivos;
Resolução dos exercícios propostos;
Pesquisa desenvolvida – seminários.


Bibliografia

Caderno do Professor – 8º ano Ensino Fundamental




GRUPO 2
Diogo Emerson de Souza
Elisa Rocha Pinto de Castro
Felipe Carriél
Ismael Oliveira
Jorge Wellington Faustino


Votorantim, 14 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário