PLANO DE AULA
TEMA: Teorema de Tales
8º ano Ensino
Fundamental – 4º Bimestre
Tempo estimado: 4 aulas
Objetivos:
O teorema de Tales é aplicado a várias situações em que se
necessita determinar a distância entre dois pontos inacessíveis entre si. O
objetivo da aula é colocar o aluno diante de situações-problemas que envolvem
um método de determinação de distâncias usando o teorema de Tales.
Competências e
Habilidades
Perceber a Matemática como conhecimento historicamente
construído; compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos;
explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a
capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que podem
ser resolvidas pela aplicação do teorema de Tales.
Justificativa
Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de
ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes
contextos.
Desenvolver a leitura e escrita por meio de pesquisa em
grupo.
Trabalhar com as narrativas da história da Matemática.
Mapeamento
Sistema de Numeração
Conjuntos numéricos – Naturais, Inteiros,
Racionais, Reais
Simplificação de Frações
Proporcionalidade
Álgebra
Expressões Numéricas
Equação do 1º grau
Semelhança de Triângulos
História do teorema de Tales
Teorema de Tales
Procedimentos
Metodológicos
Solicitar aos alunos, com antecedência de uma semana, pesquisa
em grupos sobre o tema, abordando conceitos, fatos históricos, biografia do
matemático, curiosidades, etc. Essa pesquisa pode ser feita em casa ou na sala
de informática da escola, através da internet e também é necessária a elaboração
de Power point;
Os grupos deverão entregar o trabalho digitado e impresso e
também fazer a apresentação com o uso de slides no computador;
A aula será iniciada com a socialização das pesquisas dos
grupos – seminários apresentados em slides;
Após os seminários, será aberto um debate para os
comentários gerais sobre o assunto;
Então, serão passados no computador os vídeos sobre a História
de Tales e demonstração do teorema na Internet:
Novamente é aberto o espaço para os comentários;
Utilizando a lousa, o professor faz:
- uma breve revisão sobre Proporcionalidade;
- a resolução de alguns exemplos básicos sobre o assunto;
- esclarece as possíveis dúvidas dos alunos.
É apresentado então os exercícios propostos para fixação do
conteúdo.
Recursos materiais
Computador com internet;
Datashow;
Instrumentos de medida.
Formas de
recuperação
Vídeo-aulas sobre proporcionalidade;
Exercícios complementares sobre o assunto;
Atividades em grupos e mediação do professor e aluno
auxiliando nas dúvidas.
Formas de Avaliação
Desempenho do aluno nos trabalhos coletivos;
Resolução dos exercícios propostos;
Pesquisa
desenvolvida – seminários.
Bibliografia
Caderno
do Professor – 8º ano Ensino Fundamental
GRUPO 2
Diogo Emerson de Souza
Elisa Rocha Pinto de Castro
Felipe Carriél
Ismael Oliveira
Jorge Wellington Faustino
Votorantim, 14 de junho de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário