segunda-feira, 3 de junho de 2013

O professor como agente motivador da leitura e escrita

A leitura quando feita com o devido interesse pode trazer muita satisfação e retorno positivo ao leitor, por outro lado, se praticada por obrigação pode até afastar um potencial leitor desse valioso hábito de ler. Ao falarmos de hábito devemos lembrar-nos da prática e esta também está relacionada com a motivação, logo para haver motivação deve existir um agente motivador presente não só na vida escolar como no ambiente familiar.
Na minha experiência com leitura não tenho lembranças de motivação para o hábito, cresci fazendo apenas as leituras obrigatórias, nada de “livro de cabeceira”, porém com o passar dos anos fui aprendendo com a nossa profissão, a qual não nos deixa fugir dessa prática, que é incompreensível uma dissociação entre a leitura e a escrita, como diz Nilson José Machado em seu depoimento. Hoje sou consciente da importância do nosso papel de agente motivador dos nossos alunos e de como a aula de Matemática pode contribuir para a leitura e escrita. 
Elisa Rocha Pinto de Castro

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