Experiência de Leitura – Profª Elisa Rocha Pinto de
Castro
O professor como agente motivador da leitura e escrita
A leitura quando feita com
o devido interesse pode trazer muita satisfação e retorno positivo ao leitor,
por outro lado, se praticada por obrigação pode até afastar um potencial leitor
desse valioso hábito de ler. Ao falarmos de hábito devemos lembrar-nos da
prática e esta também está relacionada com a motivação, logo para haver
motivação deve existir um agente motivador presente não só na vida escolar como
no ambiente familiar.
Na minha experiência com
leitura não tenho lembranças de motivação para o hábito, cresci fazendo apenas
as leituras obrigatórias, nada de “livro de cabeceira”, porém com o passar dos
anos fui aprendendo com a nossa profissão, a qual não nos deixa fugir dessa
prática, que é incompreensível uma dissociação entre a leitura e a escrita,
como diz Nilson José Machado em seu depoimento. Hoje sou consciente da
importância do nosso papel de agente motivador dos nossos alunos e de como a
aula de Matemática pode contribuir para a leitura e escrita.
Livro
e Cinema
É interessante quando uma
leitura nos deixa marcas. Uma história pode tocar as pessoas de formas
diversas.
Dos livros de conteúdo não
matemático que me prenderam a atenção gosto de me lembrar de Marley e Eu, o
qual me fez chorar por vários dias mesmo antes da conclusão. E o ato de
comparar o texto com o filme foi muito agradável. Aliás, principalmente para os
nossos alunos, acredito que seja motivadora a prática de leitura desses livros
que originam cinema.
Experiências Leitora e Escritora Profº Felipe Carriél
Iniciei meus
trabalhos na rede estadual em 2006, apenas no Ensino Médio, um tempo após
comecei a trabalhar várias vezes no Ensino Fundamental ciclo II, nas escolas em
que trabalhei neste tempo, pude perceber que a dificuldade era e é a
interpretação de enunciados, imagens ou gráficos, o trabalho durante o ano foi
para reduzir esta dificuldade de alguns alunos, foi buscar da minha área de
formação, Tecnologia em Saúde, comecei utilizar softwares de várias áreas para
ilustração da aula, após o período de trabalho com os software, a leitura e a
escrita com os alunos, pude perceber a melhora da aprendizagem dos alunos,
alcançando as habilidades e competências desejadas.
Experiência Profº Jorge Wellington
Para
compartilhar com meus alunos o prazer que sinto com a leitura costumo carregar
o livro que estou lendo no momento entre meus materiais, pois sempre que
encontro um espaço aproveito para ler, seja numa aula vaga, no ônibus, na fila
do banco. Sempre algum aluno faz perguntas do tipo: que livro é este professor?
Você gosta de ler? O livro é sobre o que? Tem na biblioteca?
Com
essa simples atitude tenho conseguido instigar alguns alunos, provocando
neles a vontade de ler.
Ah! Também conto
muitas histórias, inclusive as bíblicas.
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